Seguro de carros usados
Seguro de carros usados

Seguro de carros usados ​​fica mais caro e o setor busca alternativas.

Segundo a Fenseg, parte desse aumento se deve aos altos preços registrados para veículos novos e usados, além do aumento de peças de reposição, devido às mudanças estruturais que houveram por conta da pandemia, que reduziu a produção de veículos e de peças.
Os valores dos Seguro de Carros Usados ficarão entre 15% e 20% maior este ano do que em 2021, já que as atividades do setor ainda não voltaram à normalidade.

Reajuste pega o cliente de seguro de carros usados de surpresa!

Este ano, todos que foram renovar o seguro do seu carro usado tiveram uma surpresa com o reajuste no valor dos seguros dos carros.
O principal motivo para este reajuste foi a valorização dos veículos usados.
Os carros usados valem hoje muito mais que no ano passado e alguns estão valendo mais do que foi pago por eles, quando zero quilômetro. Isso fez com que o Seguro de carros usados também aumentasse de preço.

Mesmo que para alguns a valorização dos carros usados seja uma boa notícia, isso é um sintoma de problema no setor automobilístico.

O problema não é do seguro de carros, mas da industria automobilística.

Seguro de carros usados
Seguro de carros usados

A situação atual é de desabastecimentos, atrasos de fretes, falta de contêineres, confinamento, voos cancelados, uma infinidade de situações que impactaram a logística global, refletindo também no segmento automotivo.

Com isso, a produção de veículos foi reduzida, impactando no preço final dos carros, tanto novos quanto usados.

O valor do Seguro de carros usados, além de outros fatores, leva em conta o valor da cobertura do veículo, que garante a reposição do bem em caso de um acidente.

Por isso, quanto maior o valor do bem, maior será o valor do seguro do carro usado.

O setor vem melhorando e há esperança de normalização com regularização do setor automotivo.

O mercado vem melhorando, recuperando-se gradativamente desde o início da pandemia. Em 2021, a arrecadação do seguro automóvel usados totalizou R$ 38,4 bilhões em volume de prêmios, uma expansão nominal de 8,8% em relação ao ano anterior.

O aumento dos valores de seguros de carros usados se reflete no faturamento do setor. Segundo a Fenseg (Federação Nacional de Seguros Gerais), houve um aumento de 8,8% na comparação entre 2020 e 2021, chegando a R$ 38,4 bilhões no ano passado.

A entidade destaca que parte desse aumento no Seguro de carros usados se deve ao máximo registrado nos preços dos veículos novos e usados, além do aumento no preço das peças de reposição.

Os sinais dados pelo mercado nos primeiros meses da pandemia de Covid-19 poderiam até levar a uma redução no preço das apólices, mas a situação mudou rapidamente.
Os carros começaram a sair nas ruas, o que reduziu o volume de reclamações, mas, pouco depois, houve uma recuperação na demanda por carros particulares,acompanhado de problemas nas linhas de produção e aumento do preço dos carros zero quilômetro.

Os valores dos seguros de carros usados devem se manter entre 15% e 20% maiores neste ano do que em 2021, já que a normalização das atividades do setor ainda não ocorreu.

Embora os problemas de fornecimento e os aumentos de preços sejam generalizados, há uma forte concorrência no setor de seguros. Por isso, as empresas precisam de alternativas para tentar reter clientes e ampliar a base de segurados.

Segundo a Fenseg, apenas 30% da frota atual possui algum tipo de cobertura de seguro.

Tenha um corretor de Seguros ao seu lado!

Seguro de carros usados
Seguro de carros usados

Nós da Hitner Corretora de Seguros, acompanhamos diariamente as movimentações do mercado de Seguro de carros usados e sempre buscamos alternativas buscando o menor impacto possível no valor do seguro dos nossos clientes, melhorando processos e reduzindo custos.

As Seguradoras começam a criar alternativas com base na Circular 639/2021 da Susep (Superintendência de Seguros Privados), em vigor desde setembro.
O novo padrão simplifica o processo de contratação do seguro, podendo reduzir o valor da apólice de acordo com os serviços escolhidos pelo cliente.

Entre as mudanças está o fato de a apólice não precisar estar em nome do titular do veículo, beneficiando, por exemplo, motoristas que utilizam carro alugado ou por assinatura.

Porém, para a saúde do mercado, mais importante que deixar o seguro barato, é importante deixar o seguro pelo preço correto para cada risco.
Por isso, é necessário escolher, com o auxílio de um corretor, como a Hitner Corretora de Seguros, a cobertura que mais se adéqua ao seu perfil, considerando não só o roubo ou furto do veículo, mas também colisões, danos a terceiros e serviços de assistência.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Solicitar exportação de dados

Utilize este formulário para solicitar uma cópia dos seus dados neste site.

Solicitar remoção de dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção dos seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Utilize este formulário para solicitar a retificação dos seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Utilize este formulário para solicitar o cancelamento de inscrição do seu e-mail em nossas Listas de E-mail.