Como fazer uma cópia da chave codificada. Para fazer uma cópia de chave codificada, é necessário uma nova chave com um chip compatível com o carro ou motocicleta, um equipamento para gravar este chip e o código secreto que desbloqueia a ignição eletrônica do veículo. Este chip também é conhecido como transponder

O código para confecção de uma chave codificada é fornecido pela concessionária no momento da compra do veículo novo. Guarde bem o seu!

Como descobrir o código da chave codificada, passo-a-passo.

índice

O que é chave codificada?

Chave codificada é uma chave de segurança, que além de abrir as portas do veículo, possui um pequeno chip no seu interior que permite ligar o carro ou moto.

Este chip informa ao sensor localizado próximo da direção, qual é o código para liberar a programação da injeção eletrônica do veículo. Desta forma o bloqueador do veículo é desativado e ele pode funcionar normalmente. 

Transponde
chave codificada

Os carros atuais possuem um sistema de injeção eletrônica, sistema este que injeta combustível dentro do motor do veículo. O bloqueador interrompe o funcionamento deste sistema, e também da bomba de combustível e da bobina da ignição, impedindo o funcionamento do veículo.  Trata-se de um sistema antifurto, para dificultar o roubo de veículos.

Todas as marcas, como Volkswagen, Toyota, Chevrolet, Hyundai, Kia, e outras mais que fabricam automóveis, implementam este sistema de segurança para evitar o furto de carros.

Além dos carros, as motocicletas também implementam este dispositivo de segurança.

Então marcas como Honda, Suzuki, Yamaha, BMW, Kawasaki e outras mais, também terão o sistema de chaves codificadas.    

Esta injeção possui uma programação própria para cada motor. Por medida de segurança, os fabricantes colocaram um bloqueio, que só libera o carregamento desta programação, com a leitura do código de segurança.

Como funciona a chave codificada?

A chave codificada possui um chip, chamado de Transponder,  no qual está gravado um código. O sensor da ignição faz a leitura do transponder e passa o código para a central da injeção eletrônica, que liberada, carrega a programação para funcionar corretamente. 

O que é transponder na chave codificada?

chave codificada
chave codificada

Transponder é um chip eletrônico colocado nas chaves codificadas dos veículos, como carros e motocicletas. Esta chave com o transponder é programada junto com o módulo

do motor. Os dois sistemas têm a mesma senha. Ao colocar a chave da ignição do veículo, a antena que está nesta ignição, irá captar o sinal do chip do transponder e enviar o código para a central do veículo, desligando o bloqueador.

Desta forma, com o bloqueador desativado, a central vai liberar o funcionamento dos injetores, da bobina e da bomba de combustível. Assim a sua moto ou o seu carro poderão dar a partida. 

Alguns transponders são integrados ao circuito de alarme e abertura de portas da chave, outros são embutidos no na camada de plástico que envolve a “cabeça” da chave. 

O circuito eletrônico do transponder consiste em um chip, um capacitor e uma bobina, que serve para captar energia e se comunicar com a antena do veículo. 

E se a chave não estiver codificada.

Se a chave não possuir chip ou estiver com um chip com o código errado, a central da injeção não irá carregar a programação que faz a injeção funcionar. 

Desta forma, o veículo não funcionará. Alguns modelos até funcionam a ignição, porém, sem combustível, o motor não irá funcionar.

Por que a chave codificada não funciona?

Vários motivos podem fazer a chave codificada deixar de funcionar. Antes de tentar saber como descobrir o código da chave codificada, vamos ver os principais motivos para ela não funcionar.

Problemas na chave codificada.

Danos por queda. 

Derrubar a chave ou até pisar nela inadvertidamente, pode danificar o chip interno e ele irá parar de funcionar. O chip é um pequeno circuito eletrônico inserido em uma cápsula plástica e fica escondido dentro da “cabeça” da chave.

Normalmente a chave é resistente a pequenas quedas, porém o motorista deve evitar derrubar as chaves do carro, pois poderá ter problemas na hora que precisar delas.

Danos por líquidos.

imersão em água ou outros líquidos poderá danificar o transponder. A “cabeça” plástica da chave dos carros atuais possuem circuitos eletrônicos, além do transponder.

Estes circuitos eletrônicos se comunicam com o sistema de segurança do carro e são usados para abrir e fechar as portas e ativar e desativar o alarme.

Por isso, uma coisa a ser evitada é molhar as chaves do seu carro. O líquido irá penetrar na caixa plástica e provocar curto-circuito e oxidação destes circuitos eletrônicos. 

O transponder costuma ser um circuito selado em um invólucro plástico, mas, não abuse da sorte, alguns modelos não têm resistência à líquidos e podem ser danificados se forem imersos em líquidos. 

Danos por calor

A chave codificada pode ser danificada pelo calor. Esquecer chaves no sol ou sobre superfícies quentes é garantia de ficar sem sua chave codificada. Circuitos eletrônicos são sensíveis ao calor, pois as deformações térmicas destroem as micro ligações elétricas existentes entre os componentes.  

A chave codificada possui o transponder, que nada mais é que um circuito eletrônico. 

Por isso, evite expor as chaves do seu carro ao calor.

Perda do código da chave codificada.

O chip ou transponder é um circuito eletrônico e pode sofrer interferência eletromagnética, que pode apagar o código. Por se tratar de um circuito gravável, o transponder recebe por meio de um aparelho um código que irá liberar o bloqueador da central do carro. Se a chave for exposta a um campo eletromagnético, terá este código apagado da sua memória. 

Por isso evite deixar a sua chave codificada perto de equipamentos que possam gerar campos eletromagnéticos.

Então deixe sua chave codificada longe de caixas de som, aparelhos de etiquetas antifurtos de lojas e fornos de microondas entre outros.

Problemas no veículo e não na chave codificada.

Perda de programação da central do motor.

A central do motor possui um chip de memória com a programação do código que libera o bloqueador do carro. Este chip, tal como o transponder, pode vir a perder a codificação.

Se o veículo for exposto a uma forte interferência eletromagnética, o chip perderá sua memória. 

Outra forma possível da perda da programação da chave codificada, é tentar ligar o veículo com uma chave sem transponder ou codificação diferente do carro.  Após esta tentativa, a central do carro pode deixar de reconhecer a chave original. Instalação inadequada de equipamentos e acessórios eletrônicos no veículo, podem provocar curto circuitos, que irão apagar a programação da central.

Bateria fraca

Se a bateria do veículo estiver fraca, ele não irá funcionar. Mas, há também a possibilidade da bateria que fica dentro da chave estar fraca. Quando o transponder é integrado no circuito da chave, ele precisa da energia desta bateria para ser ativado. Neste caso, basta trocar a bateria por uma nova e o problema estará resolvido. Evite usar a chave nesta situação pois poderá fazer a chave ou até mesmo a central do veículo perder a programação.  

Antena no sistema de ignição com defeito. 

O transponder se comunica com a central do veículo através de uma antena localizada na ignição. Se esta antena sofrer ação de calor muito forte ou infiltração de água, poderá apresentar defeito. Neste caso o defeito costuma ser intermitente, funciona e deixa de funcionar. Não insista na utilização do seu carro ou moto para não precisar fazer a reprogramação da sua central. Procure um profissional para diagnosticar a situação da antena e fazer a troca da mesma, se for o caso.  

O que fazer se a chave codificada não funcionar.

Caso você tente ligar o seu carro e perceba que ele não está ligando, tente descobrir o motivo.

1 – verifique se a bateria do carro ou motocicleta está com carga.

Quando o problema é da bateria do carro, a central é liberada, porém o arranque não tem força para fazer o veículo pegar. Neste caso, troque a bateria por uma nova.

2 – Veja se a chave realmente é do seu carro.

Às vezes as pessoas trocam as chaves dos carros e só notam quando tentam ligar os seus carros.

3 – veja se a parte plástica da está integra.

O transponder fica dentro da capa plástica e se ela estiver quebrada, ele pode ter sido danificado ou até perdido. Neste caso, não insista em ligar o carro, providencie uma nova chave. 

4 – Veja se a bateria da chave está fraca.

Se estiver, você terá dificuldade em destravar as portas e desligar o alarme. Troque a bateria antes de tentar ligar novamente para não perder a codificação da chave ou da central do veículo.

5 – Não conseguiu resolver com as dicas anteriores?

Não insista para não perder a programação da chave codificada e/ou da central do veículo.  Procure um profissional para diagnosticar o problema e resolvê-lo.

Como reprogramar a central de comando do veículo.

Seu veículo, carro ou moto, se tiver uma chave codificada, terá uma central eletrônica também codificada com a mesma senha da chave. Esta central possui um chip com a gravação desta senha. Para refazer esta gravação, será necessário levar a uma oficina especializada, que utilizará equipamentos especiais para acessar o Chip de memória do veículo e gravar um novo código. Você precisará fazer também uma nova chave com este código.     

Perdi a chave codificada, o que fazer? 

Algumas vezes acontece, perdemos as chaves. Neste caso temos algumas ações a serem feitas. 

1 – Verifique a segurança do veículo. 

Com as chaves, alguém pode furtá-lo. certifique-se que o veículo está em um lugar onde outra pessoa com a chave poderá levá-lo.

2 – Chame a assistência 24 da sua seguradora. 

Se você tem seguro, entre em contato com a assistência 24 horas. Eles podem mandar um chaveiro para abrir o carro, se você precisar de alguma coisa que esteja dentro dele. Poderão rebocar o carro para a sua casa, caso tenha estacionado na rua e esteja com receio que seja furtado. 

3 – Use a chave reserva. 

Com a chave reserva, você poderá usar o carro. Provavelmente você tem uma em casa, dentro do manual do carro. 

4 – mude a codificação da central do veículo.

Se achar que alguém pode estar com as suas chaves e usá-las para furtar o seu carro, faça a troca da codificação da central do veículo para que a chave perdida não sirva mais para o seu carro.

Como fazer a cópia de uma chave codificada. 

Qualquer chaveiro pode fazer uma chave física, que abre as portas do carro e destravar a direção. Para este serviço ele usa uma fresa para copiar as chaves, ou até com uma simples lima de metal. Porém, a gravação do chip de segurança da chave codificada necessita de um computador com um equipamento que fará a gravação do código neste chip.

Aparelho gravador de chave codificada
Aparelho gravador de chave codificada

Pedir uma nova chave codificada à concessionária.

Se preferir, você poderá procurar a concessionária do veículo e encomendar uma nova chave à fábrica.

Pros desta forma de fazer uma cópia.

Segurança, já que terá certeza que ninguém fará uma cópia da chave do seu carro para roubá-lo depois.

Terá uma chave original, fornecida pelo fabricante. 

Terá garantia, caso apresente algum problema. 

Contras de pedir uma cópia da chave codificada a uma concessionária.

Tempo de espera, se a concessionária não realizar este serviço, irá pedir a confecção da chave à fábrica e isso poderá demorar algum tempo.

Preço. Normalmente esta forma custa pelo menos o dobro do valor cobrado por um profissional especializado. Faça orçamento para verificar qual opção é mais vantajosa para você. 

Solicitar uma cópia para um chaveiro especializado. 

Os profissionais que fazem este serviço são técnicos com especialização e possuem equipamentos para efetuar a gravação da chave codificada. 

Além do treinamento e de equipamentos especializados, este técnico precisa de chaves e chips novos, compatíveis com cada marca e modelo de veículo existente no País. 

Para fazer esta nova cópia o técnico poderá precisar do cartão com o código de identificação da chave que a concessionária entregou junto com o manual do veículo. 

Se você tiver a chave reserva, ele poderá tentar fazer a cópia a partir dela. Alguns modelos é possível acessar a central do carro e baixar a senha dela. Em alguns modelos, é possível identificar o código da chave através da numeração do chassi do veículo. 

Para saber qual é a sua situação, é só consultar um profissional. 

Como descobrir o código da chave codificada?

O profissional que fará a cópia terá algumas opções para isso.

Para saber como descobrir o código da chave codificada, o chaveiro precisa ser um especialista. O profissional, além do conhecimento, necessitará de equipamentos eletrônicos para efetuar a gravação do novo Chip

Cartão com o código. 

A mais simples será ter o cartão com o código da chave, fornecido pela concessionária no momento da compra do veículo. Nele terá um código único que identifica a senha da chave e até o formato dos dentes da chave que abrirá o carro. Caso seja necessário este cartão e você não tenha, será necessário pedir esta informação ao fabricante. Neste caso a concessionária tentará te convencer a fazer a chave através deles. 

Usar a chave reserva.

Em alguns modelos de veículos, com a chave reserva, o profissional especializado poderá fazer outra chave codificada para você.

Usar a central do próprio veículo.

Na central eletrônica do veículo tem um chip em que está gravada a senha da sua chave codificada, em alguns modelos é possível extrair esta informação com a utilização de um equipamento eletrônico.

Pelo número do chassi do veículo.

Alguns fabricantes vinculam o número do chassi do veículo ao código do transponder. Neste caso, o profissional pegará essa numeração e usará para fazer a gravação da sua nova chave codificada.

Quanto custa fazer uma chave codificada.

Enquanto fazer uma cópia simples de uma chave custa algo como vinte ou trinta reais, dependo do veículo, uma chave codificada custa a partir de 500 reais.     

Dependerá da dificuldade que o profissional terá para realizar o serviço, do modelo do veículo e da tecnologia envolvida. 

Em uma concessionária, o valor poderá ser maior. Faça um orçamento para verificar. 

Diga nos comentários se você já teve que lidar com alguma situação na qual a chave codificada não funciona.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Solicitar exportação de dados

Utilize este formulário para solicitar uma cópia dos seus dados neste site.

Solicitar remoção de dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção dos seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Utilize este formulário para solicitar a retificação dos seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Utilize este formulário para solicitar o cancelamento de inscrição do seu e-mail em nossas Listas de E-mail.